Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

S.O.S. PAPO DE MÃE

QUEM PERGUNTA: A telespectadora Esther.
"Olá meu nome é Esther, sou mãe solteira e tenho um filho de 17 anos. Esta semana ele me disse que quer morar sozinho. Fiquei assustada. Sei que isso iria acontecer um dia mas ele é muito novo ainda. Perguntei o motivo e ele disse que quer ter um espaço dele (sonho de todo adolescente). Não temos problemas de relacionamento, nos damos bem, fazemos coisas juntos e nos divertimos. Ele não manifestou esse desejo depois de brigas, apenas decidiu que quer morar sozinho porque temos condições financeiras e, segundo ele, é normal ele querer isso (eu tb acho). Perguntei se era muito chato morar comigo, ele disse que não, que me ama e sou uma boa mãe, mas ele quer morar sozinho, mas sempre estará comigo, na minha casa e tal. Será que ele indo morar sozinho por opção, não por conflito entre nós, vai fortalecer nossos laços? Os compromissos de quem mora sozinho (contas de água, luz, comida, e outras despesas) ele vai administrar com verba pré determinada que não poderá ser excedida. Isso será positivo para ele aprender a lidar com um orçamento? Ter meu apoio nesta decisão de vida é importante pra ele? Até que ponto posso interferir nessa nova empreitada dele? O que eu faço para ajudá-lo a encarar este aprendizado de forma construtiva? Por favor, me retorne o mais breve possível. Preciso de uma luz para guiar meus passos para que meu filho sinta que o amo muito, que sempre o apoiarei no que for bom para ele e que não posso (nem pretendo) prendê-lo embaixo da saia a vida toda mas quero que ele ouça meus conselhos para aprender a se virar. Obrigada."

QUEM RESPONDE: A terapeuta Dorli Kamkhagi, especialista que esteve presente no Papo de Mãe sobre Ninho Vazio.
Dorli Kamkhagi
"Olá Esther. Eu penso que a tua relação com o teu filho é fruto de um ninho, aliás muito bem construído e constituído, no qual ele pode expressar o desejo de um crescimento e de uma maior independência, o que não tem nada de errado. Significa que o teu filho tem entendido muito bem os teus ensinamentos de amor, respeito e liberdade. Crescer com a confiança no vínculo que os pais possam promover é o “caminho ideal”. Entendo também das tuas preocupações e de como esta fase nos torna mais sensíveis e vulneráveis. Talvez este seja também um espaço novo de aprendizagem no qual novos papéis possam ser aprendidos e redescobertos.Vocês podem crescer muito neste momento de mudanças e transformações. Abraços, Dorli K."

3 comentários:

Fran disse...

Pode ser que eu seja radical, mas não acho certo um filho, menor de idade ir morar sozinho. Ele pode até ter vontade, mas não acho que tem maturidade e idade para isso. Saí de casa aos 25 anos quando trabalhava e tinha renda suficiente para me manter sozinha, sem ajuda dos meus pais. Aí sim, acho que é a hora. Agora ir morar sozinho, por ir, e ainda com o dinheiro dos pais não acho correto.
Se ele fosse estudar em uma faculdade longe de casa, talvez eu deixasse. Mas morar sozinho somente quando puder se sustentar sozinho.

Anônimo disse...

Concordo Fran que deixar um adolescente morar sozinho é pedir para ter problema. A menos que seja uma situação em que não existe escolha, eu também não acredito que esta seja uma boa opção. O jovem precisa ter maturidade e ser dono do seu proprio nariz para um passo assim. Respeito a opiniao da doutora, mas aconselho esta mae pensar melhor.
amo o programa, parabéns!
Felicia Martins

Yra doce. disse...

Morar sózinho é muito bom.

Por vários motivos.

Acredito que todo ser humano deveria

morar só pelo menos uns dez anos

antes de casar.

Aliás casamento não é para todos.

E esse negócio de TER DE CASAR

considero 'coisa ultrapassada'.

Nem todos nasceram para casar.

Morar sózinho é tudo de bom.

Mas não é para todo mundo.

E antes dos l8 e sem renda própria

tb. não