Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

S.O.S. PAPO DE MÃE - FILHOS REBELDES

QUEM PERGUNTA: Telespectadora Kathia 
"Meu filho tem 22 anos e é rebelde e contestador. Faz faculdade e é bom aluno. A última dele foi fazer um corte de cabelo moicano. Eu odiei e o pai quase teve um enfarto. Não sei como agir. Não dá pra dar palmada e nem pra conversar, pois ele é o senhor da verdade. O que faço?"

QUEM RESPONDE: Especialista que participou do programa sobre "filhos rebeldes", Dra. Ana Paula Maia, psiquiatra.
Dra. Ana Paula Maia
"Cara Kathia, podemos pensar nas atitudes do seu filho, rebeldes ou não, como uma forma de experimentação sobre o que ele quer ou não ser, o que fatalmente passará por ser, mesmo que momentaneamente, exatamente o que vocês, como pais, não querem de forma alguma que ele seja (como ter um filho com cabelo moicano). Nesta fase da vida, os conceitos familiares e sociais já foram introjetados, tanto pelos pais como pela sociedade, então, confie no trabalho feito. Ele já tem capacidade de responder pelos próprios atos e pelo exercício de sua liberdade e independência. Vocês, como pais, podem apontar que não gostaram de tal atitude dele ou que agiriam de outra forma em determinada situação, mas pontuem que a decisão é dele e as consequências também, mesmo que vocês estejam disponíveis para ajudá-lo, caso ele precise."

Outra pergunta:

QUEM PERGUNTA: A telespectadora Cíntia
"Tenho uma filha de 2 anos  que é extremamente pirracenta e a considero rebelde por não obedecer. Converso, ensino, dou amor e acabo me cansando e chamo atenção, brigo com ela e aí é aquela choradeira. Fico enlouquecida, ela não obedece nem ao pai. Tentamos criar regras e nada, tenho certeza que estamos errando em algo, mas ainda não detectamos onde está o erro. Por favor, me dê um conselho. Obrigada pelo carinho e atenção."

DRA. ANA PAULA MAIA RESPONDE: "Cara Cíntia, a sua filha está numa idade paradoxal, entre 2 e 3 anos, considerada pelos pais como a mais terrível do período pré-escolar. Neste período, há muitos impulsos em sentidos contrários e ela necessita experimentar muitas alternativas para descobrir qual é a melhor, por isto parece que muitas vezes ela não obedece. Nesta fase, ela é muito dominadora, autoritária e ritualista, principalmente em casa. Com seus colegas irá brincar e brigar todo o tempo. Nos momentos de maior birra e choradeira, não adiantará tentar conversar, isto terá que ser feito logo depois e de forma pontual. Além disto, ela acabou de fazer a descoberta da palavra NÃO e já compreende o seu impacto nos adultos, e isto é importante no processo de sua independência, mesmo que agora pareça ser uma batalha. Compreender que estes comportamentos são esperados podem ajudá-los, assim como, saber que o período de 3 anos será bem melhor!"

Para participar do Papo de Mãe escreva para [email protected] e relate sua história. Você pode enviar sugestões de outros temas e perguntas aos especialistas convidados. Acompanhe o programa também pelo twitter e facebook. E não deixe de conferir a coluna "Papo de Mãe" no site www.bepantol.com.br. Obrigada a todos pela audiência e participação e continuem acompanhando o blog!

4 comentários:

Anônimo disse...

Minha filha tem 33 anos mora comigo e me trata muito mal, não me respeita como mãe não sei qual motivo ela me odeia e sofro muito com isso. O que devo fazer? me ajudem por favor!! Obrigada Bjos!!

PAPO DE MÃE disse...

Por favor, envie sua dúvida contando mais detalhes para [email protected] que a gente encaminha a um especialista que poderá dar uma opinião.
Grata
Clarissa

gisele disse...

Olá tenho um filho de 2 anos e 4 meses, e ele de um tempo pra cá tem se mostrado muito agressivo e pirracento,se mando ele lavar as mãos por exemplo,ele e diz que não e se eu insistir ele joga o que estiver em suas mãos e começa a gritar batendo nas coisas.
Gostaria de saber qual a melhor providencia a ser tomada,eu coloco de castigo mas isso já não adianta mais...por favor me ajudem

Anônimo disse...

Denise;
tenho 1 filha de 18 anos, ela começou a namorar em casa, tudo bem, o rapaz (19 anos)começou a chamar ela p/sair, como ele não trabalhava, meu marido (padrasto dela), pediu p/ele arrumar emprego p/2 poderem sair, rapaz não voltou p/namorar em casa, eles se encontram na rua, outro dia peguei celular dela e tinha fotos nuas tanto p/ela como visse versa, falei c/ela ela disse q pediu a ele p/enviar, so q tenho outra filha de menor (13 anos), ontem o notebook dela havia paginas abertas a respeito de sexo oral e anal, minha outra filha poderia ter visto, o q posso fazer?