Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Mãe a qualquer custo!

O Programa Papo de Mãe deste último domingo conversou com mulheres cujo maior sonho sempre foi o de  ter um filho. E para muitas delas vale tudo: inseminação artificial, barriga de aluguel ou até mesmo arriscar a própria vida.
Tivemos a oportunidade de conhecer a história de convidadas como Odete Viana, que há anos vem tentando engravidar; Gabriela Kaplan, cujo problema de saúde seria proibitivo para uma gestação e hoje tem duas filhas; Carolina Almeida, que fez laqueadura precocemente e depois se arrependeu; e Paula Belmino, que após ter perdido um bebê na hora do parto, ter sofrido um acidente muito sério que a deixou com sequelas, conseguiu engravidar e hoje é mãe de uma linda menina.

Na “vez do pai” Davi de Almeida foi conhecer Antônio, que aos 21 anos teve leucemia e congelou o sêmen para que pudesse ter um filho mais tarde – o que ele ainda está tentando. Rosângela Santos mostrou pra gente um curioso caso de barriga de aluguel, onde a irmã, num gesto de amor, emprestou seu útero para gestar seu próprio sobrinho. E para orientar todo este papo contamos com a presença dos especialistas Dr. Renato Kalil, ginecologista, e a psicóloga Maria do Carmo Tirado.
A infertilidade é um dos problemas mais frequentes entre os casais sem filhos, atingindo cerca de 280 mil deles no Brasil. Em 40% dos casos, a mulher tem algum tipo de problema. Em 30%, é o homem. Mas existem ainda outros problemas como a incompatibilidade entre o casal, além de outros de causas desconhecidas.
A dor de quem não consegue engravidar ou passa pela experiência de um aborto é algo muito intenso que só quem passa por isso sabe o que significa, segundo nossas convidadas. Para a escritora portuguesa Maria Manuela Pontes, autora do livro “Maternidade Interrompida”, as mulheres devem quebrar o silêncio sobre o aborto. Segundo ela, em vez de esquecer, quem já passou por isso deve falar sobre o assunto para evitar a depressão profunda e o isolamento. A autora, depois de perder dois bebês, hoje tem dois filhos e resolveu debater sobre esta realidade dolorosa para as mulheres se sentirem compreendidas e acolhidas. Portanto, fica a dica do livro para quem tiver interesse.
Durante o programa tivemos ainda uma grande participação dos nossos telespectadores, que nos escreverem fazendo perguntas e enviando relatos de suas experiências. A Viviane de São Paulo, por exemplo, nos escreveu relatando a tristeza de não poder ter um filho hoje porque o marido fez uma vasectomia precoce. Na opinião dela “a imaturidade, muitas vezes, nos leva por caminhos angustiantes que, quando passamos por ela, não imaginamos o tamanho do mal que causamos a nós mesmos. E o pior, que causamos às pessoas que mais amamos. Por isso, precisamos pensar se o que estamos fazendo está nos beneficiando ou será o começo de uma história triste e curta...”
A vasectomia é considerada uma forma permanente de método contraceptivo. Contudo, em alguns casos, pode ser revertida, embora nem sempre com sucesso. Portanto, é recomendável pensarmos bem antes de tomarmos uma decisão que pode ser definitiva. E este conselho vale tanto para o homem, no caso da vasectomia, quanto para a mulher, no caso da laqueadura.
Para finalizar, a Jackeline Bittencourt de Lima, de Foz do Iguaçu, autora do livro “Maternidade e Antimaternidade Lúcida: a escolha é sua” fez questão de gravar e enviar uma mensagem positiva para mulheres que, como ela, não conseguiram realizar o sonho de gerar um filho. Segundo a autora, são muitas as cobranças pelas quais uma mulher sem filhos passa, sem falar na própria discriminação que existe entre as próprias mulheres...
Na nossa próxima postagem falaremos mais sobre o livro da Jackeline.
Fiquem agora com a bela poesia de autoria da nossa convidada Paula Belmino, com a qual encerramos o Papo de Mãe deste último domingo!



Pedaços do Céu
Por Paula Belmino
De uma nuvem de algodão
O anjo te soltou em meus braços
Caindo em minhas mãos
Como se caissem pedaços do céu...
Havia uma estrela no firmamento
Linda a cintilar
Era como pásssaros voando
Semeando frutos de amor...
Num belo jardim a semear
Plantavas pedacinhos do céu
Nascia ali um arco-íris...
Flores se abriam
Corriam ao céu abraçar
Era um pedacinho do céu
Mandado de Deus pra mim.

E para quem não conseguiu assistir o primeiro bloco segue trecho do programa:

Um comentário:

Poesia do Bem disse...

Foi um prazer tão grande participar deste programa e poder mostrar as mães telespectadoras que sonhar ser mãe e realizar é memso um dom divino e mostrar as que ainda tentam que nada é impossível aos olhos de Deus e que lutando e persistindo na fé se alcança a vitória.Minha Alice é minha razão de viver!
Agradeço a vcs amigos do Papod e mâe pela oportunidade e sempre que puder quero ir ai ver vcs, a minha família viu em Natal e minha irmã em Goiás, a audiência dos amigos foi importante pra mim pois por morar dstante deles não posso ir sempre e Alice cresce longe do convívio dos familiares assim sendo ela na TV foi pura emoção na casa da vovó e tias.
Espero o video por aqui assim que disponibilizarem pra eu mostrar aos restantes que não puderam ver. bjssssss e mais uma vez obrigada!