Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 12 de julho de 2010

DICA DO PAPO DE MÃE!!!

Se uma grávida dormir de bruços o neném nascerá com os pés chatos? Canjica, cerveja preta e chá de alface engrossam o leite materno? O bebê sempre nasce na mudança de lua? Quem nunca acreditou, ou pelo menos escutou, uma dessas afirmações “pouco” científicas? E é para elucidar questões como essas que a editora Casa da Palavra lança Barriga redonda, barriga pontudaderrubando mitos, crendices e superstições sobre a gravidez, de autoria da jornalista Ana Paula Brasil e do pediatra Ricardo Lopes Pontes.

 
Com a consultoria de dr. Ricardo, a autora reuniu os mitos de gravidez mais difundidos para esclarecer o que é tido como apenas “crendice”. Mas não pense que tudo o que se fala é apenas fruto de imaginação fértil. Boa parte desse repertório da “sabedoria popular” é cientificamente comprovada: a segunda barriga geralmente é mesmo maior, isso devido ao útero que se torna menos rígido por conta da primeira gravidez; grávidas não devem tomar banho de banheira muito quente, para não elevar a temperatura do corpo e a pressão sanguínea. Como se vê, nem tudo é superstição. Mas por outro lado, alguns mitos caem: a mulher grávida pode fazer as unhas tranquilamente sem correr o risco de prejudicar a gestação; e não há problema em dar banho no bebê à noite, nem amamentar gripada.
Ilustrado por Jana Magalhães, o livro ainda traz o prefácio da jornalista Fátima Bernardes, que teve sua gestação de trigêmeos — hoje com 12 anos — acompanhada por milhões de brasileiros. “Quando li o Barriga redonda, barriga pontuda percebi que a gravidez de trigêmeos fez com que eu não ouvisse muitas observações sobre a relação entre a aparência da barriga e o sexo do bebê. Mas sobre a gravidez, a amamentação, os cuidados com o recém-nascido, está tudo aqui no livro”, comenta Fátima, cujos filhos são pacientes de dr. Ricardo Lopes Pontes.
Já que uma grávida atrai olhares curiosos e palpites sempre bem intencionados — porém nem sempre verdadeiros —, o livro ajudará a futura mamãe a saber em o que acreditar. “Embora a maioria desses conselhos seja recheada de boas intenções, muitos não são verdadeiros, outros são mal interpretados e alguns são tão insensatos que podem atrapalhar”, adverte Ana Paula.
Com um texto leve e divertido, Barriga redonda, barriga pontuda esclarece uma série de dúvidas. No entanto, Ana Paula destaca que um médico é, no fim das contas, quem realmente pode explicar o que pode e o que não pode ser feito.


LANÇAMENTO:
O lançamento em São Paulo será no dia 31 de julho, sábado, às 15h, na livraria Cultura do Market Place.  Além da mesa de autógrafos, haverá um debate sobre a participação dos homens na gravidez e nos primeiros cuidados com o bebê, com as presenças do Dr. Ricardo Lopes Pontes, do psicanalista Francisco Daudt e do jornalista Pedro Bial. Não percam!!!!


Nenhum comentário: