Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Papo animal e Zooterapia

Olá, estamos de volta para falar um pouco mais sobre o assunto da semana: animais de estimação!!!
Além do clima super descontraído no estúdio e da presença de convidados muito especiais, como a do biólogo Diego Sanches e seus animais exóticos, da SOS ambiental (http://www.sosambiental.com/), o que chamou bastante atenção no programa foi outra reportagem de Rosângela Santos: o trabalho fantástico do cão Joe Spencer – um golden retriever que visita hospitais levando alegria a crianças e adultos internados.
O trabalho de Joe tem nome: zooterapia (ou pet terapia). No Brasil, a pioneira neste tipo de trabalho é a médica veterinária e psicóloga Hannelore Fuchs, que em 1987 se doutorou na USP com um estudo sobre os benefícios da interação de animais com pacientes. Dez anos mais tarde, em julho de 1997, a doutora fundou o projeto Pet Smile, um programa assistencial e educativo que efetua visitas periódicas, pré-programadas, com animais de pequeno porte, na maioria cães, a instituições de populações especiais: crianças e adultos em hospitais, crianças portadoras de necessidades especiais em escolas, crianças em creches e idosos.
Os animais que participam do projeto recebem um treinamento especial. São manuseados, socializados, educados e passam por rigorosa avaliação comportamental, onde seu desempenho é reavaliado a cada visita. "Os terapeutas-bichos tem que estar com a saúde impecável, com a vacinação e vermifugação em dia e também com as condições psico-biológicas perfeitas", observa a Dra. Hannelore.
No ambiente hospitalar, a presença do animal é um apelo para o lado positivo do ser humano. Implica no fornecimento de um canal para criatividade, humor, imaginação, descontração, novos comportamentos e até mesmo a possibilidade de cura.
A criança necessita da interação com animais nas diversas etapas do seu desenvolvimento. Do ponto de vista da criança, o animal não agride, não é autoritário, não exige nada em troca, está sempre ali (é um "porto seguro"), é algo para tocar, para conversar. O animal dá amor, conforto físico, acolhe, leva a criança pela magia a um outro mundo. A experiência da criança com animais traz aprendizado, compreensão, interação física, crescimento, momentos lúdicos e avaliação de diferenças e semelhanças, que abrange processos físicos, cognitivos, afetivos e interpessoais.
Para o idoso institucionalizado, respeitado o seu silêncio, o animal proporciona e se comunica pelo contato físico. Faz aflorar reminiscências, abre canais de comunicação e de percepção, induz à movimentação e permite novos relacionamentos e envolvimentos afetivos.
O Projeto Pet Smile, desde a sua fundação, já beneficiou através da Terapia mediada por animais mais de 12 mil pessoas, entre pacientes e familiares. Atualmente, realiza cerca de 6 visitas mensais em 9 instituições em São Paulo. "O bicho é um terapeuta sem palavras, nós somos o meio. Ele ensina respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa e de todas as coisas vivas, sem discriminação e preconceito e, por onde passa, deixa um sorriso." comenta Dra. Hannelore Fuchs, idealizadora do projeto PetSmile. (Fonte: www.bayerpet.com.br/responsabilidade/pet_smile.aspx)
Voltando ao estúdio, contamos com a presença de Patrícia Evangelos, adestradora do projeto Cão Cidadão, que esclareceu dúvidas e forneceu algumas orientações sobre como lidar com os animais domésticos.
Baseado no Adestramento Inteligente - método fundamentado em estímulos positivos e recompensas, o que desperta no animal mais interesse em aprender e contribui para que ele assimile os novos conhecimentos mais rapidamente -, o projeto Cão Cidadão tem como objetivo integrar adequadamente os bichos à sociedade a partir de uma relação de amizade e respeito entre animal e ser humano. Além de promover cursos, palestras, workshops, consultas e treinamentos, a Cão Cidadão também apoia projetos sociais que se preocupam com o bem-estar animal (como a posse responsável e a prevenção de acidentes com animais domésticos) e realiza visitas esporádicas a pessoas debilitadas ou com necessidades especiais através do Projeto Cão Terapeuta. Para saber mais, acesse: http://www.caocidadao.com.br/.
---
IMPORTANTE!!!
A TV Brasil está fazendo alterações na sua grade de programação. Em razão disto, nesta segunda não haverá reprise do Papo de Mãe sobre animais de estimação. Mas quem perdeu o programa ainda tem a chance de assisti-lo na TERÇA (13), às 19 horas. Portanto, fiquem atentos! Manteremos vocês informados sobre outras modificações na programação.
Um grande beijo e até mais!!!

Um comentário:

Ma disse...

Parabéns pelo post,Mariana e Roberta!!! Este é um tema fascinante, não é mesmo? Os animais são especiais demais em nossas vidas. Quem tiver interesse e quiser saber mais sobre o assunto, conheço um site muito bom: www.cursoszooterapia.com.br
Super indico! Abraços a todos