Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

sexta-feira, 5 de março de 2010

Ai, que sono...

O Papo de Mãe desta semana é sobre o sono. Quem acompanhou o programa pôde ouvir a experiência de nossos entrevistados e também as dicas dos especialistas convidados.
Ao longo da semana, enquanto vocês acompanham as reprises do programa (domingo, 13h30; segunda, 12h30 e terça, 18h30) estaremos por aqui publicando artigos, entrevistas e dicas para melhorar a qualidade do sono, tanto das crianças como dos adultos.
Para dar início, confiram este texto retirado do site do Instituto do Sono de São Paulo, que explica o que é o sono e sua importância, além de 10 mandamentos para uma boa noite de sono.

SONO
O sono é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico, caracterizado, tanto no ser humano como nos outros animais superiores, pela suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. Trata-se de um processo ativo envolvendo múltiplos e complexos mecanismos fisiológicos e comportamentais em vários sistemas e regiões do sistema nervoso central.
São identificados no sono dois estados distintos: o sono sincronizado, ou sono NREM, e o sono dessincronizado, ou sono REM (do inglês, rapid eyes movement). O sono NREM é dividido em quatro fases ou estágios, segundo o aumento da sua profundidade. Já o sono REM caracteriza-se pela dessincronização dos potenciais (baixa amplitude e alta frequência das ondas cerebrais), episódios de movimentos oculares rápidos (daí a sigla em inglês, REM) e atonia muscular. Além disso, este estágio é denominado também de sono dos sonhos, uma vez que é o período no qual estes ocorrem.
Em um indivíduo normal, o sono NREM e o sono REM alternam-se ciclicamente ao longo da noite. O sono NREM e o sono REM repetem-se a cada 70 a 110 minutos, com 4 a 6 ciclos por noite. A distribuição dos estágios de sono durante a noite pode ser alterada por vários fatores, como: idade, ritmo circadiano, temperatura ambiente, ingestão de drogas ou por determinadas patologias. Mas normalmente o sono NREM concentra-se na primeira parte da noite, enquanto o sono REM predomina na segunda parte.
Várias funções são atribuídas ao sono. A hipótese mais simples é a de que o sono se destina à recuperação pelo organismo de um possível débito energético estabelecido durante a vigília. Além dessa hipótese, outras funções são atribuídas, especialmente ao sono REM, tais como: manutenção da homeostase, dos neurotransmissores envolvidos no ciclo vigília-sono, consolidação da memória, termorregulação entre outras.

OS 10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA NOITE DE SONO
1. Horário regular para dormir e despertar.
2. Ir para a cama somente na hora dormir.
3. Ambiente saudável.
4. Não fazer uso de álcool próximo ao horário de dormir.
5. Não fazer uso de medicamentos para dormir sem orientação médica.
6. Não exagerar em café, chá e refrigerante.
7. Atividade física em horários adequados e nunca próximo à hora de dormir.
8. Jantar moderadamente em horário regular e adequado.
9. Não levar problemas para a cama.
10. Atividades repousantes e relaxantes após o jantar.

Por enquanto é isto. Felizes são os que dormem bem, rsrsrs!  Na próxima postagem falaremos a respeito dos distúrbios do sono. Não percam! 
Beijos e tenham todos uma boa noite!!!
Equipe Papo de Mãe
PEDIDO: Gostaríamos de fazer um pedido especial  a todos vocês! Nossa querida amiga e telespectadora, Letícia Godoy (de Brasília), que sempre foi muito participante no blog e fã do programa, está passando por um momento muito difícil. Seu único filho, Lucas, de 16 anos, foi diagnosticado há pouco mais de um mês com leucemia mielóide m3.  Vamos orar e pedir a Deus pela cura do Lucas!!!
Querida Lê,  todos nós do Papo de Mãe estamos na torcida pela recuperação do seu filho. Muita luz e saúde para vocês!!! Contem conosco!!! Bjs!!!

4 comentários:

Poesia do Bem disse...

Já estou orando por ele, que Deus guie essa mãe e que cure essse filho.Bjs e deixarei uma poesia sobre rotina do sono, mandei por email já! bjs



Rotina do sono


Canta uma canção de ninar

Aconchego de mãe

Pro bebê não chorar

Alimento leve antes de dormir

Luz esmaecida

Uma boa leitura pra se curtir

Antes do sono não esquecer a escovação

Dentes limpinhos

Pijama e urso na mão

Ouve a doce voz da mamãe

E na noite silenciosa

A criança dorme em paz

Sonha, é feliz,

Como ninguém mais!



Rotina!

O combustível pra noite bem dormida

E de repente em noites de bom sono

A criança muda

Já é crescida!






Paula Belmino

Mãe de Alice Rute

Tania e Sheila disse...

Adoro esse assunto de sono... até porque agora eu durmo bem! mas fui uma daquelas mães que ate meu filho completar três anos nunca sabia o que ia acontecer a noite. E as noites eram bem agitadas. Não dou conselho sobre esse assunto. No meu caso nada funcionou... a não ser a idade dele. Quando fez três anos passou a dormir cada vez melhor e hoje dorme super bem ( esta com 6 anos agora) . Nunca mais me acordou a noite, e depois que pega no sono dorme como uma pedra!
Mas tudo tem um preço... esses tres anos que passei sem dormir direito tiveram um custo na minha saude. Mas graças a Deus o ser humano é muito resiliente e agora estou otima!
Mas sempre que ouço histórias de bebes que dormem mal, não fico tentando dar muito conselho, ouço com muita empatia e em geral dou umas dicas para a mãe como ela pode se cuidar nesse período. E conto a minha historia para elas saberem que tem uma noite de sono tranquila no final desse túnel.
Tania Novinsky

Giovana disse...

Ola, meu filho tem 1 ano e sete meses e tem uma rotina diaria, mas acho que ando pecando em alguns aspectos: ele sempre mama deitado no sofa comigo antes de adormecer (adormece muito rapido), depois de leva-lo pro seu berço ele fica até umas 2 da manha, é quando acorda e me chama, sem chorar nem nada, simplesmente chama, pelo meu cansaço, o levo pra minha cama e la ele permanece feliz até o amanhecer do dia. De fato isso nao me incomoda muito a nao ser o medo que tenho dele NUNCA mais querer dormir a noite toda sozinho em seu quarto, que ele SEMPRE venha me chamar. Alguem pode me ajudar??? Me dar alguma dica...

Bjs

Clarissa disse...

Giovana, você não está sozinha. Muitos pais têm a mesma dúvida. Mas eu creio que quanto antes você tirar este hábito dele, melhor. Eu já comecei desde sempre. Meu filho de 4 anos nunca dormiu na minha cama. Semore que ele me solicitou à noite eu fiquei no quarto dele com ele. Procure fazer o mesmo. Explique que cada um tem sua cama. Ele tem a dele e você a sua. Ele é pequeno ainda, talvez demore um pouco, mas insista. Como disse logo acima nossa amiga Tânia "tem uma noite de sono tranquila no final desse túnel".
Beijos e boa sorte!
Clarissa Meyer
Equipe Papo de Mãe