Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Alimentação Infantil

Queridos, telespectadores!
Esta semana, as chuvas em São Paulo alagaram o estúdio do Papo de Mãe. As gravações foram canceladas e, por pouco, não perdemos parte do nosso lindo cenário. Foi um momento bastante tenso, mas também de muita união. Graças ao esforço  dos bombeiros e de toda a equipe, tudo acabou bem! Fica registrado aqui nossos sinceros agradecimentos a todos que nos ajudaram neste momento tão complicado...
E por falar em agradecimentos, não podemos deixar de agradecer a todos que têm escrito para nosso e-mail (e aqui nos comentários do site) mandando sugestões, perguntas, relatos e elogios ao programa. Tenham certeza de que é uma imensa alegria para nós ver o resultado do trabalho da equipe traduzido na satisfação de vocês. Muito obrigada de coração!!!

Quem acompanhou o programa de hoje pôde perceber que o assunto da semana é ALIMENTAÇÃO INFANTIL. Ao longo da semana (como de costume) traremos mais informações a respeito do tema aqui no site.
Confiram a seguir uma série de dicas retiradas do site da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Matabólica sobre os 10 ERROS QUE NÃO DEVEMOS COMETER NA EDUCAÇÃO ALIMENTAR DA CRIANÇA:

1. Dizer sempre sim: A criança sem limites vai abusar das calorias e das guloseimas. Devemos ter um dia por semana e situações em que podemos ser mais liberais.
2. Lanches fora de hora: O ideal são 6 refeições diárias e evitar as beliscadas fora desses horários.
3. Oferecer comida como recompensa: “ Coma toda a sopa para ganhar a sobremesa”. Passa a idéia de que tomar sopa não é bom e que a sobremesa é que é o máximo.
4. Ameaçar castigos para quem não cumpre o combinado: “ Se não comer a salada, não vai ganhar presente”. Isso somente vai aumentar o ódio que a criança sente das saladas.
5. Brincadeiras na mesa: Hora de comer é hora de seriedade, evitar fazer aviãozinho. Muito mimo é sinônimo de muita manha.
6. Ceder ao primeiro não gosto disso: A criança tem uma tendência a dizer que não gosta de uma comida que ainda não provou. Cada um pode comer o que quiser mas, pelo menos, experimentar não custa nada.
7. Substituir refeições : Não quer arroz e feijão, então toma uma mamadeira. Esse erro é muito comum, e se a criança conseguir uma vez, vai repetir essa estratégia sempre.
8. Tornar a ida a uma lanchonete um programão : A comida de casa fica meio sem graça.
9. Servir sempre a mesma comida: A criança só toma iogurte, então passa o dia todo tomando iogurte. Vai enjoar, vai faltar nutrientes, vai faltar fibras.
10. Dar o exemplo : Não adianta mandar tomar sucos e somente beber refrigerantes.
Por enquanto é isso, pessoal.  Para quem perdeu o programa de hoje, ainda há chance de ver a reprise no domingo (13h30), na segunda (12h30) e na terça (18h30). E continuem votando em nossa enquete para escolher quais os programas que serão reprisados nas férias em janeiro!
Beijos, 
Equipe Papo de Mãe

2 comentários:

Professores de ciencias do MGME de Ciencias disse...

Boa tarde eu e meu filho Gabriel gravamos no final de agosto uma materia sobre alimentaçao infantil e não foi ao ar.
Queria saber o porque, ficamos todos estes meses na maior expectativa...
A famili atodo.
Pelo menos se vcs pudessem me dar a fita da gravação.
Ale [email protected]

Anônimo disse...

BOM DIA,EQUIPE PAPO DE MÃE

VENHO ATRAVÉS DESTE AGRADECER OS E-MAIL ENVIADOS.MORO EM UMA CIDADE PEQUENA NO ESTADO DO RIO, NÃO TEMOS MUITOS RECURSOS,ESTA SENDO DE GRANDE VALIA PARA NÓS, AS INFORMAÇÕES ENVIADAS.
MEUS SINCEROS AGRADECIMENTOS PELO CARINHO E ATENÇÃO.
ABRAÇOS FRATERNOS.
ELIZA FOLLY