Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 10 de março de 2014

Semana da Mulher: brasileiras não conhecem a Endometriose

Pesquisa feita com 10 mil mulheres mostra que mais da metade não sabe o que é e nem estão informadas sobre os principais sintomas da doença 

Uma pesquisa realizada este ano pela SBE, que conta com apoio do Grupo Bayer, aponta que a endometriose ainda é desconhecida para 53% das brasileiras. Foram entrevistadas 10 mil mulheres, com idade acima de 18 anos, em dez capitais do país: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. 


Quando separados por cidades, os números são ainda mais preocupantes. Em São Paulo e Brasília, por exemplo, 52% das mulheres não sabem o que é a endometriose. Já em Porto Alegre e Manaus esse número sobe para 68% e 82%, respectivamente. Na contramão, em Recife, 72% das mulheres afirmam já ter ouvido falar sobre o assunto, seguido por Curitiba e Salvador (64%) e Rio de Janeiro (54%). 

Embora pouco conhecida, a doença afeta cerca de 176 milhões de mulheres no mundo, sendo seis milhões só no Brasil. Entre as entrevistadas, 55% disse apresentar algum sintoma da doença - 23% pelo menos um e 7% os cinco sintomas - dores abdominais severas e durante as relações sexuais, cólica menstrual intensa, alterações no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre) e dificuldade para engravidar. 

 “Essa pesquisa reforça, de modo geral, que as mulheres ainda não estão bem informadas sobre a endometriose, o que acaba dificultando a detecção e tratamento da doença”, explica o Dr. Mauricio Abrão, especialista no assunto. 

A pesquisa ainda mostra que 82% das entrevistadas desconhecem qualquer tipo de tratamento oferecido pelas redes pública e particular de saúde e 34% delas acreditam que é possível melhorar o diagnóstico e tratamento da endometriose através de campanhas informativas. 

Além da falta de conhecimento sobre a doença por parte das mulheres, a carência de centros de atendimentos especializados dificulta ainda mais a busca por diagnóstico preciso e tratamento eficaz. 

Outra pesquisa, também realizada pela SBE com apoio do Grupo Bayer, com 956 médicos em 10  estados brasileiros*, revelou que embora 78% dos profissionais conheçam os principais sintomas e 82% deles saibam como identificar a endometriose, 67% dos médicos acreditam que os centros  disponíveis para tratamento da doença não são capazes de atender a demanda brasileira e 93% gostariam que houvesse mais centros de tratamento. Quando perguntados quais os maiores desafios para diagnóstico precoce da doença, 49% dos profissionais responderam falta de tratamento específico e dificuldade de acesso aos recursos e exames para diagnóstico preciso da doença. 

* A pesquisa com 956 médicos foi realizada em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Manaus, Curitiba e Salvador.

Fonte: Bayer HealthCare

DICA: Reveja o Papo de Mãe sobre ENDOMETRIOSE.

Nenhum comentário: