Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

domingo, 3 de novembro de 2013

Infertilidade Masculina: entenda quais são as principais causas

Por Ana Paula Pontes

Como fica a vida de um casal quando se descobre que um dos dois é infértil? E como enfrentar todo o tratamento que vem pela frente? Hoje, esse tipo de situação não é tão raro assim. No mundo, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que a infertilidade afeta entre 50 a 80 milhões de pessoas. De acordo com a OMS, um casal é considerado infértil quando após um ano de tentativas para engravidar (mantendo de duas a três relações sexuais por semana) o resultado de gravidez continua sendo negativo. Nessa hora, o melhor é manter a calma e procurar ajuda de um especialista. Abaixo você confere os principais motivos que podem levar à infertilidade masculina.


Causas anatômicas 
Varicocele: é um conjunto de veias dilatadas (varizes) na região dos testículos que aumenta a temperatura dos mesmos e, assim, prejudica a produção de espermatozoides. Cerca de 65% dos homens apresentam a doença, mas apenas 10% a 15% desenvolve problemas de infertilidade. Em alguns casos, é indicado uma cirurgia.

Obstruções do canal deferente: esse canal fininho é responsável por transportar os espermatozoides durante a ejaculação para que eles cheguem até a vesícula seminal, onde é produzido o sêmen. Doenças sexualmente transmissíveis, infeccções ou até sequelas de cirurgias pélvicas ou inguinais podem causar a obstrução desse canal. A cirurgia pode resolver o problema, a não ser em casos mais graves em que a solução para o casal engravidar é fazer uma pulsão, ou seja, retirar os espermatozoides diretamente dos testículos para o procedimento de fertilização in vitro.

Causas ambientais
Hormônios na alimentação, uso de anabolizantes, medicamentos, radioterapia, estresse, consumo de álcool, cigarro (presente em 17% das causas da infertilidade) e drogas podem afetar a qualidade do sêmen. Até infecções crônicas que o homem sofreu na infância, como uma caxumba, pode levar a problemas de fertilidade. Profissionais expostos a altas temperaturas, como os que trabalham em indústrias de vidros, aumentam a temperatura dos testículos, destruindo os espermatozoides.

Causas imunológicas
Alguns homens produzem um anticorpo contra os espermatozoides, alterando a qualidade e quantidade. Doenças como lupus, artrite e tireoidite também são responsáveis pelo problema.

Causas genéticas 
Ao analisar o sêmen de homens que tentam engravidar a mulher e não conseguem descobre-se uma alteração genética. Muitas vezes, ele não tem a doença, mas pode ser só o carreador do problema. Uma forma de a natureza se defender é não deixar esse homem procriar. Muitos, no entanto, partem para uma fertilização in vitro sem antes fazer uma investigação genética, e o bebê pode nascer com o problema.

Causas hormonais
Diabéticos e homens com alterações na tireoide têm mais chance de serem inférteis. Nesses casos, há tratamento clínico, com uso de medicações para deixar os hormônios em níveis normais.

Fontes: Emerson Bachi, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana do Hospital São Luiz (SP); Quando a Cegonha Não Vem, Paulo Eduardo Olmos, Cia. Livros Editora


DICA: Reveja o Papo de Mãe sobre Infertilidade e o Papo de Mãe sobre Endometriose.  

Nenhum comentário: