Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

7 conselhos para ajudar crianças que gaguejam

Olá!!!
Hoje vamos falar um pouquinho sobre a gagueira, distúrbio da fluência da fala que atinge crianças e adultos.
A pessoa que sofre do problema apresenta dificuldade para terminar as palavras que começa, ficando presa em algum som ou sílaba, até que o cérebro consiga gerar o comando necessário para o restante da palavra.
A gagueira é considerada um distúrbio neurológico e involuntário, ou seja, a pessoa não tem controle sobre ela. Associada aos sintomas externos, há um grande sofrimento interno, que pode afetar o desempenho escolar e profissional do indivíduo.
Fique agora com 7 dicas para ajudar crianças que apresentam gagueira. Para maiores informações acesse o site do Instituto Brasileiro de Fluência: www.gagueira.org.br

Orientação para os pais:
Sete conselhos para ajudar crianças que gaguejam
1. Fale com a criança sem pressa e com pausas frequentes. Quando seu filho terminar de falar, espere alguns segundos antes de você começar a falar. A fala lenta e relaxada é muito mais eficaz do que criticar ou dizer: fale devagar, repita mais devagar.
2. Reduza o número de perguntas ao seu filho. As crianças falam mais livremente ao expressar suas próprias idéias ao invés de responder às perguntas dos adultos. Ao invés de fazer perguntas, faça comentários sobre o que seu filho disse, mostrando que você está prestando atenção.
3. Utilize expressões faciais e linguagem corporal para demonstrar ao seu filho que você está mais atento ao conteúdo da mensagem do que à sua forma de falar.
4. Reserve alguns minutos, todos os dias, para dar atenção ao seu filho. Deixe que ele escolha o que gostaria de fazer. Permita que ele dirija as atividades, decidindo se quer falar ou não. Quando você falar, utilize uma fala lenta, tranqüila, relaxada e com pausas frequentes. Este momento calmo pode aumentar a auto-confiança da criança pequena, porque ela vai saber que o pai ou a mãe aprecia a sua companhia. Conforme a criança se torna mais velha, pode ser um momento em que se sente confortável para falar de seus sentimentos e experiências com o pai ou a mãe.
5. Auxilie todos os membros da família a aprender a escutar e esperar sua vez de falar. Para as crianças, principalmente para as que gaguejam, é mais fácil falar quando há poucas interrupções e quando contam com a atenção do ouvinte.
6. Observe como você se relaciona com seu filho. Sempre que puder, mostre que você está prestando atenção ao que ele está falando e que ele pode utilizar o tempo que precisar para falar. Procure evitar a crítica, o falar rápido, as interrupções e as perguntas frequentes.
7. Acima de tudo, faça seu filho saber que você o aceita como ele é. O mais importante para o seu filho será o seu apoio, quer ele gagueje ou não.
Fonte: 7 Ways to Help the Child Who Stutters. Autores: Barry Guitar & Edward G. Conture. Tradução: Ignês Maia Ribeiro. Revisão: Sandra Merlo. Site: www.gagueira.org.br.
***
DICA DE HOJE
Tratamentos para Gagueira
Download gratuito: autocuidado para portadores da gagueira - clique aqui
Locais de tratamento gratuito ou a baixo custo em todo Brasil - clique aqui

2 comentários:

Editora Vale das Letras disse...

Olá, somos a Vale das Letras, uma editora de livros infantis sediada em Blumenau, SC.

No dia 16/02/12 estaremos sorteando dois exemplares do livro "O Cachorro de Botas" e todos estão convidados a participar!

E para participar, é muito fácil:

Basta curtir a página da Vale das Letras no facebook: http://www.facebook.com/Valedasletras e compartilhar a foto da promoção.

Ou

Seguir o twitter da Vale das Letras: https://twitter.com/ValedasLetras
e divulgar a promoção, usando a hashtag #OCachorroDeBotas.

Exemplo: Eu vou ganhar o livro #OCachorroDeBotas que a @ValedasLetras está sorteando!

Boa sorte, pessoal!

Mais informações em nosso blog: http://editoravaledasletras.blogspot.com/

Vicky disse...

Excelentes matérias, parabens pelo conteudo do programa e do blog. Ma tornei fã. Beijos, Vicky, mãe da Luísa.