Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Mães e Ongs: Instituto Gabi

O Instituto Gabriele Barreto Sogari (Instituto Gabi)  foi criado em 2001 para manter a memória da menina Gabriele que foi atropela por um motorista irresponsável na frente da casa onde morava. Os pais – jornalista Francisco Sogari e a Pedagoga Iracema Barreto Sogari – criaram o projeto social em sua memória.
Gabi era uma criança graciosa que viveu apenas seis anos, mas foram suficientes para ensinar que somente o amor é capaz de transformar o homem e o mundo. No dia 4 de fevereiro de 2001, momentos antes de partir, juntamente com seu pai, encontraram um morador de rua que lhes pediu dinheiro. Gabi saiu em defesa e combinou com seu pai que iriam ao mercado e trariam algum alimento. Ela não conseguiu realizar seu desejo. Um motorista em alta velocidade cruzou o farol fechado e arrancou a Gabi do convívio de sua família e amigos. Antes de partir diante do mendigo pronunciou esta frase, que hoje é o slogan do projeto social em sua memória: "Quem ajuda as pessoas é feliz".
Os pais quase foram vencidos pela dor, mas a confiança em Deus e a solidariedade dos amigos deram forças para encontrar uma resposta pró-ativa. Criaram o Instituto Gabi. Hoje o projeto social torna viva a memória da pequena Gabriele estampada no rosto das 70 crianças e adolescentes com deficiência.
O Instituto Gabi é uma referência na construção de políticas públicas para a pessoa com deficiência na Cidade de São Paulo. O Centro de Referência, Orientação e Atendimento é pioneiro no atendimento a esta população. É reconhecido pelo Poder Público, Imprensa e pela sociedade.


Nenhum comentário: