Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Como estimular o desenvolvimento da criança de 2 a 3 anos?

Nessa etapa o controle motor e a interação com o ambiente já estão muito fortalecidos. Por isso é um momento muito criativo para estimular a linguagem e as brincadeiras dentro e fora de casa. Aproveite essa fase de aprendizado e contato com o ambiente.
A fala
- Converse muito com a criança e, quando ela falar algo errado, repita a palavra certa para que grave o correto.
- Não a recrimine, nem a estimule (rindo), muito menos fale errado com ela. Isso prejudica o desenvolvimento da fala.
A independência
- Estimule seu filho a ser independente com segurança.
- Compartilhe com ele brincadeiras dentro e fora de casa, como em parques.
- Leve-o para passear e conhecer coisas diferentes.
- Conte histórias e apresente livrinhos com história simples e desenhos coloridos.
- A criança pode e deve brincar com outras crianças também, sempre que possível.
- É comum nessa fase aparecerem comportamentos agressivos quando a criança é contrariada ou quer algo. O melhor nessa fase é contê-la com carinho, firmeza e serenidade, esperar que se acalme para conversar com ela. O equilíbrio emocional também é um amadurecimento, por isso precisa ser treinado. Isto é, a agressividade não pode ser totalmente reprimida, mas também não deve ser completamente aceita pelos pais.
Fonte: Clínica Infantil Reibscheid - www.pediatriaemfoco.com.br/


DICA DE HOJE
FasTracKids participa de evento internacional “Read for the Record”
A rede convida os alunos para dia de leitura que mobiliza milhares de crianças
A rede norte-americana FasTracKids participará com seus alunos do evento “Read for the Record” (Ler para o recorde – livre tradução) em 06 de outubro de 2011. A ação tem o objetivo de incentivar a leitura às crianças e é uma manifestação em busca de mais qualidade de ensino.
A rede FasTracKids apóia esta proposta há 5 anos, mas esta é a primeira vez que unidades brasileiras participarão do projeto. “Trouxemos o método FasTracKids ao Brasil justamente por sua inovação e proposta altamente educativa e incentivamos a participação de todas as unidades neste evento internacional com um objetivo tão nobre”, explica Ana Paula Harley, franqueadora máster da rede no Brasil.
A campanha, que existe desde 2006, é um projeto da Jumpstart - instituição fundada em 1993 na Universidade de Yale para ajudar crianças em bairros de baixa renda – em parceria com a Fundação Pearson.
A proposta que surgiu desprentenciosa se tornou um sucesso em pouco tempo. No último ano 2.057.513 crianças realizaram a leitura do livro “A Snowy Day” (Um dia de neve – livre tradução) sendo que, 5 mil delas eram alunos FasTracKids espalhados nas unidades da rede em 16 países.
O livro escolhido este ano é o “Llama Llama Red Pajama”, escrito por Anna Dewdney. A história simples e interessante trata de tema recorrente no mundo infantil. Após a leitura, as professoras farão atividades com alunos para enfatizar as informações que a obra transmite e tornar o aprendizado mais rico e divertido.
“O evento é internacional e tem grandes proporções como mostram os próprios dados e é uma honra sermos os primeiros a tornarmos o Brasil parte disso, principalmente estando na capital do país”, compartilha Vanessa Lacombe, franqueada de 2 unidades em Brasília.
Marlene Sauko, educadora e franqueada de unidade Campo Belo em São Paulo, também comenta que “esta é uma forma de unir forças numa corrente que nos leva a refletir sobre melhores bases educacionais. Juntas, milhares de crianças vão compartilhar a leitura de um livro na mesma data, este é um passo para chamar atenção para busca por um ensino de qualidade”.
Além da leitura nas unidade do FasTracKids localizadas em São Paulo, Brasília e São Luis o Colégio Itatiaia, referência em educação na grande São Paulo, foi convidado e realizará a atividade com seus alunos em sua unidade no Campo Belo.
Para ter mais detalhes sobre horários em cada unidade e como participar entre em contato com o local de seu interesse.
Serviço: Read for the Record FasTrackids
Data: 06/10/2011
FasTracKids São Paulo - Unidade Campo Belo: (11) 5049-1063
FasTracKids São Paulo - Unidade Moema: (11) 5093-6658
FasTracKids Brasília – Asa Sul: (61) 3443-0124
FasTracKids Brasília – Asa Norte: (61) 3447-5236
FasTracKids São Luis – (98) 3082-5907

Um comentário:

Baby Bath disse...

Oi pessoal! Parabéns pelo post, muito legal!
Escrevemos uma matéria sobre isso no nosso blog mas falamos mais sobre o desenvolvimento do bebê até um ano. Da uma conferida que vocês vão gostar!
O link para a publicação é http://babybathbr.blogspot.com/2011/09/o-que-esperar-os-sentidos.html
Depois foi publicado no blog algumas dicas sobre como ajudar a criança no desenvolvimento..
Venha nos visitar!

abss