Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Meu filho não gosta de estudar - notas do programa

• Segundo o Ministério da Educação, em 2008, mais de um milhão de crianças do primeiro, segundo e terceiro anos do ensino fundamental foram reprovadas em todo o Brasil. O novo fundamental, criado em 2005, antecipou o ingresso do aluno para seis anos de idade com a intenção de dar mais tempo para ele se alfabetizar. Agora a recomendação do MEC é a de que não ocorra reprovação nos três primeiros anos. O objetivo é criar um ciclo de alfabetização.
• Para o neuropediatra e professor em distúrbios do desenvolvimento José Salomão Schwartzman, entre 10% e 15% das crianças em idade escolar têm alguma dificuldade de aprendizagem. O desafio é encontrar a causa do mal desempenho em sala de aula. O primeiro passo é investigar se a criança enxerga e escuta bem para depois partir para pesquisas como déficit de atenção ou distúrbios mentais.
• Um estudo realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais mostrou que a repetência não melhora o desempenho de aluno. A pesquisa realizada com mais de 40 mil crianças concluiu que estudar a mesma série duas vezes seguidas não contribui em nada para a aprendizagem das crianças com dificuldades. Na opinião das pesquisadoras, se não houver projetos específicos para ajudar esses estudantes, a repetência só aumenta os traumas e a desmotivação pelos estudos.
• Para o Ministério da Educação, a repetência é um dos maiores fatores para  a evasão escolar. O Plano de Desenvolvimento da Educação lançado em 2007 pelo Governo Federal determinou que as escolas tenham um sistema de acompanhamento dos alunos com necessidade de apoio ao longo do ano, e não somente nas últimas semanas de aula, como é de costume.
Fonte: Programa Papo de Mãe exibido em 19.06.2011

DICA DE LEITURA
Confiram o vídeo em que a autora apresenta seu livro: http://youtu.be/QWML8fueqmk
***
E confiram a íntegra do programa:

Nenhum comentário: