Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 2 de maio de 2011

ASSISTA AO PAPO DE MÃE SOBRE PROBLEMAS DE PELE

 
• Segundo uma estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia, um em cada três pacientes com doenças de pele sofre com problemas emocionais, como estresse, ansiedade e depressão. Entre as doenças de pele causadas por problemas emocionais estão a acne, psoríase e dermatite atópica.
• A dermatite atópica, uma alergia crônica bastante comum em crianças, ocorre por uma deficiência de hidratação do organismo. Ela causa coceiras e até mesmo lesões mais sérias, que podem formar crostas e secreções.
• A psoríase é caracterizada pela aparição de placas avermelhadas com escamas grossas nos joelhos, cotovelos e no couro cabeludo. De causa genética, ela se agrava dependendo de alguns fatores ambientais, dentre eles o frio.
• De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, dos cerca de 5 milhões de brasileiros atingidos pela psoríase, um quarto enfrenta estágios de moderado a grave, com impacto na qualidade de vida. As pessoas sentem-se discriminadas ou rejeitadas pela aparência. Vale lembrar que dia 29 de outubro é o dia mundial da psoríase.
• Na pele dos bebês, algumas pequenas alterações podem aparecer nos primeiros dias de vida como a descamação da pele do corpo e a hiperplasia sebácea - pequenas bolinhas que aparecem no narizinho da criança. Ambos problemas costumam ter resolução espontânea não necessitando qualquer intervenção.
• A acne é o problema de pele que mais leva os brasileiros aos consultórios dermatológicos. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a procura maior por tratamento é de meninos na faixa dos 15 anos de idade. A acne pode apresentar-se em diferentes graus, e dependendo da gravidade, requer uso de medicamentos controlados que somente podem ser receitados por um médico especialista.
• Manchas brancas ou avermelhadas que causem coceiras em áreas de dobras como axilas, virilhas, entre os dedos das mãos e dos pés podem ser sinal de micose. Existem diversos tipos, todas causadas por fungos. Ao primeiro sinal, vale a pena consultar um médico para que o problema não se agrave.
• Uma das mais graves doenças de pele é o câncer de pele. O Brasil conta com altos índices de raios ultravioletas e, apesar disso, a população nem sempre segue à risca as recomendações para se proteger do sol corretamente. Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo em 2009 indica que a população brasileira usa metade da quantidade recomendada de protetor solar.
• Qualquer pessoa pode ter câncer da pele, embora o grupo de risco concentre-se, principalmente, entre as pessoas de pele, olhos e cabelos claros, pessoas que se expõem ao sol por muito tempo, e os que possuem histórico familiar de tumor na pele. De qualquer forma, os especialistas alertam para que pintas e manchas sejam acompanhadas de perto e em caso de qualquer alteração (aumento, assimetria ou inchaço) deve-se procurar imediatamente um dermatologista para uma avaliação.
• A hanseníase é outra doença de pele  séria, crônica, caracterizada pela queda de pêlos, manchas brancas ou avermelhadas, pele ressecada, sensação de formigamento e dormência em determinadas áreas do corpo. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2009, cerca de 38 mil novos casos da doença foram registrados no Brasil. Mas é importante lembrar que a hanseníase tem cura, por isto a importância de se procurar um médico ao primeiro sinal da doença. O tratamento é fornecido gratuitamente pelo governo a todos os doentes.
Fonte: Programa Papo de Mãe - 01.05.2011
 ---
DICAS DE HOJE
O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia conta com um espaço só para as crianças com revista em quadrinhos e filminhos. Acesse http://www.sbd.org.br/ e confira!
---
Hospital Infantil Sabará (São Paulo/SP) cria Escola para Pais
Nas noites de terça, em maio e junho, acontecem palestras na sede do hospital em Higienópolis para pais, avós e cuidadores, com especialistas em educação e psicologia infantil.
Confira abaixo a agenda das palestras:
03/05 – 19h00 – “Colocar limites na educação dos filhos: um desafio para os pais”- Palestrante: Ana Lúcia Gomes Castello (psicóloga clínica e psicodramatista terapeuta de famílias e casais
10/05 – 19h00 – “Como brincar com seu filho – Módulo I – Bebês de 0 a 2 anos” – Palestrante: Germana Savoy (psicoterapeuta e ludoterapeuta)
17/05 – 19h00 – “Qual a melhor idade para começar uma segunda língua para as crianças?” – Palestrante: Flavia Marujo (pedagoga e proprietária da escola Kids Time)
24/05 – 19h00 – “O mundo adolescente e as drogas” – Palestrante: Marcia Crystal (psicóloga clínica e escolar, com especialização em psicologia educacional)
31/05 – 19h00 – “Filhos – Prontidão para a Vida – Como Ajudar os Filhos a Caminharem rumo à Independência” – Palestrante: Judith Cirne Lima (pedagoga com especialização em psicopedagogia e formação em psicanálise)
07/06 – 19h00 – “Adolescentes e seus conflitos: Como os pais podem entender e ajudar seus filhos a lidar melhor com a sua identidade” – Palestrante: Tide Setubal Souza e Silva (psicóloga e psicanalista e membro do Instituto Sedes Sapientae)
14/06 – 19h00 – “Quando começar e como escolher uma atividade física para seu filho/ Qual a diferença entre atividade física e esporte competitivo?” – Palestrante: Maria Helena D´Ancora (Bacharel em esportes pela USP/ consultora nas áreas de psicomotricidade, atividade física e inclusão social)
20/06 – 19h00 – “Como brincar com seu filho – Módulo II – de 2 a 4 anos e de 4 a 6 anos” – Palestrante: Germana Savoy (psicoterapeuta e ludoterapeuta)
27/06 – 19h00 – “Como brincar com seu filho – Módulo III – de 6 anos até adolescência” - Palestrante: Germana Savoy (psicoterapeuta e ludoterapeuta)
Organizado pelo Centro de Ensino e Pesquisa da Fundação Hospital Infantil Sabará, as inscrições para as palestras custam R$ 30 (individual) e R$ 50 (casais). Como as vagas são limitadas, é necessário ligar no tel. 11-2755-0259 e falar com Poliana, para fazer inscrição.
O evento acontece no hospital, na avenida Angélica, 1.987, no 17ª andar, sala 1, em Higienópolis. Das 19h às 19h30, acontece um Welcome Coffe. Das 19h30 às 21h00, ocorre a palestra acompanhada de debate.
---
---> Por hoje é isto, mas amanhã tem mais! E se você tem alguma dúvida sobre algum problema de pele, escreva para [email protected]. Sua pergunta será encaminhada e respondida pelos especialistas que participaram do programa. Não deixe de acompanhar o Papo de Mãe todos os dias! Siga nosso blog, twitter(@papodemae) e facebook. Também estamos presentes na Rede Mulher e Mãe. Passe lá para conhecer e inscreva-se: www.mulheremae.com.br. Até mais!

Nenhum comentário: