Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

domingo, 3 de abril de 2011

Alimentação adequada pode ajudar as crianças autistas

Oi, pessoal! O programa deste último domingo falou sobre AUTISMO. 
Durante a semana, disponibilizaremos aqui no blog muito material interessante  sobre o assunto. Fiquem ligados! A seguir, segue artigo da nutricionista clínica funcional  Priscila Bongiovani Spiandorello, especialista que participou do Papo de Mãe deste último domingo.
  
Alimentação adequada pode ajudar as crianças autistas
Por Priscila Bongiovani Spiandorello*
 O Autismo Infantil pode ser tratado com uma ampla variedade de terapias, tendo diferentes graus de êxito. Não existe uma origem única dos problemas vistos no autismo, mas hoje ele é tratado como uma doença multifatorial, com muitos fenótipos ou subgrupos, de aspecto imunológico, ambiental e genético.
Podemos citar a relação do autismo com o trato gastrointestinal, a sensibilidade ao glúten e caseína, ao sistema imune, aos erros inatos do metabolismo e a toxicidade por metais pesados e xenobióticos. É uma desordem complexa com muitos fatores etiológicos.
E a nutrição é um importante contribuinte para amenizar as características e os sintomas das desordens autísticas, ocorrendo melhora significativa na sociabilidade e comunicação das crianças. A alimentação adequada pode minimizar seus problemas melhorando a qualidade de vida da criança e de seus familiares.
O cardápio dos pequenos não pode ser comum a todos: deve-se respeitar a individualidade de cada criança, para garantir uma nutrição adequada e balanceada, com alimentos ricos em nutrientes que levem à produção de substâncias químicas necessárias para o funcionamento cerebral, assim como aquelas que são necessárias para que o organismo produza internamente outras substâncias químicas, enzimas e hormônios, retirando-se possíveis alimentos alergênicos, alimentos industrializados, açúcar e aditivos químicos em geral.
Ou seja, nada de corantes, conservantes, alimentos industrializados, açúcar, soja, leite e derivados, produtos com trigo, aveia, cevada, centeio e glutamato monossódico. A dieta isenta de caseína (tipo de proteína encontrada no leite e derivados) e do glúten, (proteína encontrada em alguns cereais), favorece as crianças que estejam dentro do espectro autistico, pois os peptídeos (resultantes do processamento de proteínas) derivados da caseína e do glúten apresentam similares opióides (substâncias naturais ou sintéticas derivadas do ópio) que afetam os neurotransmissores no sistema nervoso central (SNC). Além de promoverem efeitos como a redução do número de células nervosas do SNC e a inibição de alguns neurotransmissores, causando alterações comportamentais.
Além da dieta, existem suplementos que podem ajudar a controlar ou minimizar os sintomas do espectro autistíco: como vitaminas, minerais, ômega 3, probióticos, antifúngicos e enzimas digestivas, mas sempre devemos analisar as necessidades individuais de cada criança.
*Priscila Bongiovani Spiandorello é nutricionista clínica funcional. Participou como especialista convidada no Papo de Mãe sobre "autismo" exibido em 03.04.2011. Contato:[email protected].

DICA DE HOJE
Arte da Vila Madalena 2011 
Cerca de 150 postes do bairro Vila Madalena em São Paulo/SP serão grafitados pelos artistas participantes, numa ação para mostrar aos visitantes o objetivo do Arte da Vila: a arte deve ser levada a todos.
Os artistas do Arte da Vila 2011 apresentam ao público obras inéditas nos dias 9 e 10 de abril, das 10 h. às 19 h. Os 60 ateliês participantes estarão de portas abertas com exposições, performances, shows musicais, aulas e workshops. Estarão expostos trabalhos em cerâmica, joalheria, mosaico, pintura, fotografia, entre outros. Desde 2003, o Arte da Vila revela aos visitantes os charmosos, e às vezes escondidos, ateliês da Vila Madalena. Doze vans circularão pelo bairro para transportar os visitantes e dois pontos de informação, além do tradicional na Estação Vila Madalena do Metrô, serão montados nas esquinas das ruas Fradique Coutinho com Wisard e Rua Fidalga com Rua Aspicuelta. Monitores, estudantes de artes plásticas, auxiliarão os artistas nas explicações ao público sobre os trabalhos desenvolvidos nos ateliês.
Arte da Vila é um evento gratuito, esperado pelo público paulista e de outros Estados. Ao longo de seus nove anos, tornou-se tradicional em São Paulo e está oficialmente incluído no Calendário Oficial de Turismo da SPTuris. Atualmente estima-se que 10 mil pessoas circulem pelo bairro durante a ação. Quando a primeira edição do Arte da Vila aconteceu em 2003, algo se modificou no cotidiano do bairro. Artistas abriram suas portas para receber o público. Para os visitantes a arte tornava-se mais acessível; ingrediente fundamental para a construção da identidade cultural de um povo. A troca de experiências é gratificante para todos, os visitantes conhecem de perto os anseios dos artistas, e estes têm sua obra valorizada e reconhecida.
Serviço: Arte da Vila Madalena 2011 - Dias 9 e 10 de abril de 2011 – das 10 hs. às 19 hs. Exposição no Metrô - De 8 a 30 de abril, quinze artistas expressarão sua visão sobre o Metrô de São Paulo em exposição intitulada Vai e Vem - O Cotidiano no Metrô. Serão expostos cinco totens com obras bidimensionais de participantes do Arte da Vila.

Nenhum comentário: