Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quarta-feira, 9 de março de 2011

INTERNET: uso seguro e responsável

Olá!
Neste último domingo, batemos um papo muito interessante com mães e especialistas sobre o uso da internet.
No Brasil inteiro, mais de 68 milhões de pessoas já usam a internet. E uma parcela significativa desses internautas tem entre 2 e 17 anos de idade. As crianças brasileiras, por sua vez, estão no topo do ranking de acesso à internet, segundo uma pesquisa realizada pela Millward Brown Brasil em 12 países. De acordo com a pesquisa, os brasileirinhos de 4 a 12 anos passam cerca de 13 horas online por semana.
Os pais têm razão em se preocupar quando os filhos passam tempo demais em frente ao computador. Uma pesquisa realizada pela Ong Safernet alerta para o uso excessivo da internet por crianças. No estudo, foram estrevistados mais de 2 mil alunos de escolas públicas e particulares. Parte desses jovens permanece mais de 3 horas por dia conectada ao mundo virtual - o que é preocupante. Em tese, quanto maior o tempo de exposição, maiores as chances das crianças acessarem conteúdos inapropriados, se tornarem viciadas ou, ainda, serem vítimas de criminosos.
Mas a internet não pode ser vista apenas pelo lado negativo, afinal é plenamente possível que as crianças explorem este universo de uma maneira construtiva, divertida e saudável. O psiquiatra americano Gary Small, diretor do Centro de Memória e Envelhecimento da Universidade da Califórnia afirma, por exemplo, que pesquisar no Google ativa áreas no cérebro mais extensas que normalmente não são estimuladas durante a leitura. De acordo com o psiquiatra, crianças antenadas com as modernidades são melhores tomadoras de decisões e têm maior capacidade de lidar com vários estímulos sensoriais ao mesmo tempo.
Na verdade, os pais precisam ficar atentos a alguns detalhes de segurança e de uso responsável da rede. Instruir as crianças e jovens a não falarem com desconhecidos, a não passarem senhas ou detalhes da sua vida particular é um destes cuidados. O controle do conteúdo acessado também pode ser feito por meio do uso de filtros ou simplesmente com medidas adotadas dentro da própria casa. Deixar o computador num local onde quem esteja usando não fique isolado já ajuda a evitar que o usuário acesse páginas inapropriadas ou fique horas e horas navegando sem que ninguém perceba. E caso os pais percebam que o uso da internet está exagerado, vale a pena procurar ajuda de um profissional.
Na própria internet é possível encontrar muitas dicas de como navegar com segurança e de como manter nossos filhos afastados dos perigos que o mundo virtual oferece. É preciso lembrar sempre que por trás do crime virtual há sempre um criminoso real e que ninguém está totalmente protegido ou livre de punição quando acessa a internet.
Para saber mais sobre segurança e uso responsável da internet, acessem:
Núcleo de Pesquisas da Psicologia em Informática da PUC/SP: www.pucsp.br/nppi
Movimento Criança mais segura na internet: http://www.criancamaissegura.com.br/
IPQ – Dependência de internet: http://www.dependenciadeinternet.com.br/

*PARA ASSISTIR AO PROGRAMA SOBRE INTERNET CLIQUE AQUI.
 ***
UTILIDADE PÚBLICA

Bayer e UNIFESP promovem a “3ª Semana da Bayer Schering Pharma da Mulher” com mutirões de saúde na UNIFESP e na estação Sé do Metrô

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher (08 de março), a Bayer Schering Pharma e a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) promovem diversas ações em homenagem ao público feminino. No dia 14 de março inicia a “3º Semana da Bayer Schering Pharma da Mulher”, que este ano contará com mutirões da saúde na UNIFESP e na estação Sé do Metrô de São Paulo.
Mutirão de Saúde da Mulher UNIFESP - Data: 14 a 18 de março - Horário: 7h30 às 16h00, conforme a seguinte agenda:
• Mamografia: Rua Napoleão de Barros, 771/ ambulatório de RX - Vila Clementino.Realização de exames de mamografia. Das 7h30 às11h.
• Ambulatório de Mastologia– Rua Marselhesa, 249 - Vila Clementino. Realização de medição de glicemia, peso, altura, circunferência abdominal e aferição da pressão. Das 11h às13h.
• Papanicolau: Núcleo de Prevenção- Rua Borges Lagoa, 380 - Vila Clementino. Realização de exames de Papanicolaou, medição de glicemia, peso, altura, circunferência abdominal, aferição da pressão. Das 13h às16h.
Estação Saúde da mulher no Metrô Sé - Data: 16 a 18 de março. Horário:  07h às 15h. - Endereço: Estação Sé do Metrô.
As inscrições são limitadas e podem ser feitas a partir do dia 9 de março pelo telefone (11) 2161-2925 ou pelo (11) 5579-3321 ramal 1.

Um comentário:

Roteiro Baby disse...

Que post educativo!
Gostei muito de conhecer esse espaço aqui. Voltarei muitas vezes!!!