Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Espiritualidade foi o tema deste último domingo!

Olá!!!
Quem assistiu ao Papo de Mãe deste último domingo deve ter ficado encantado com o delicioso papo que nossas apresentadoras tiveram com os entrevistados. O programa tratou do tema ESPIRITUALIDADE e tivemos a honra de receber convidadas de diferentes religiões que nos passaram vários ensinamentos. A Monja Coen Sensei, missionária oficial da tradição Soto Shu - Zen Budismo, que também é mãe, foi um exemplo disto. Também participou do papo como especialista convidado o professor Antônio Carlos Ribeiro Foster, educador em direitos humanos, que recentemente participou do 5º Congresso Brasileiro sobre Espiritualidade.
O Brasil é um país de grande diversidade religiosa. No censo 2000, por exemplo, a maioria da população declarou-se Católica Apostólica Romana (73,6%), seguida dos Evangélicos (15,4%), e dos Espíritas, (1,3%). Apenas 7,4% dos brasileiros disseram não ter religião.
Não ter religião não significa não acreditar em Deus. Na verdade, a busca pela espiritualidade e por significados para existência pode estender-se ao longo da vida. Entretanto, existem aqueles que realmente não acreditam. São os chamados ateus. Nossa repórter, Rosângela Santos, foi até a casa de um deles, não por acaso do fundador da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos, Daniel Sottomaior.
Conciliar a espiritualidade com o cotidiano é sempre um desafio em praticamente todas as culturas. Mas, segundo Gandhi, líder político e espiritual hindu, não dá para acertar num departamento da vida e continuar errando em outro, pois a vida é um todo indivisível. Portanto, a espiritualidade é um lado importante que precisa ser valorizado, mesmo para aqueles que ainda têm dúvidas.
Para as crianças também é importante dar-lhes a oportunidade de vivenciar a espiritualidade. E as famílias podem crescer juntas neste sentido, independentemente da religião escolhida. Sobretudo, é importante considerar que vivemos num país laico, onde cada um tem liberdade de escolher o que é bom e o que não é para si, desde que seja respeitada a opção do próximo.
No decorrer da semana, falaremos mais a respeito de Espiritualidade. Continuem ligados aqui no blog porque todo dia temos uma novidade. Sigam o programa também pelo twitter e pelo facebook.  E para falar com a equipe escrevam para [email protected]. Até + !!!

DICA DE HOJE
Hospital das Clínicas atenderá população na Campanha de Prevenção ao Câncer de Pele no HC
No próximo dia 27 de novembro, sábado, a Clínica de Dermatologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, irá realizar exames para diagnóstico precoce do câncer de pele no público interessado. O atendimento acontecerá das 8 às 15 horas, no Prédio dos Ambulatórios, à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – próximo à Estação do Metrô Clínicas. As pessoas com múltiplas “pintas” ou “sinais” pelo corpo, com sardas no rosto ou ombros, pintas que estão crescendo ou se modificando, feridas que não cicatrizam ou que apresentem lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés devem procurar o Hospital das Clínicas munidas de CIC e RG. Para a assistência, a Clínica de Dermatologia mobilizará cerca de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, voluntários e administrativos. As pessoas com o diagnóstico da doença serão matriculadas e tratadas no HC. O atendimento é parte integrante da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Nenhum comentário: