Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Exemplo de superação

Olá, hoje temos a contribuição de um telespectador para compartilhar com vocês. O nosso amigo Laércio Dativo do Rio de Janeiro/RJ nos escreveu uma bela mensagem sobre sua experiência como professor de um deficiente visual. Apesar de estarmos falando sobre audição, achamos que a mensagem é conveniente, pois trata-se de um exemplo de superação. Hoje em dia, graças aos avanços da medicina, muitos deficientes auditivos conseguem ter uma vida normal. E é isto que desejamos a todos: que lutem pelos seus ideais na certeza de que conseguirão atingi-los. Com a palavra, Laércio Dativo:

"Olá a todos! Gostaria de lhes repassar uma situação vivida por mim no ano passado como professor de graduação de direito, e ficaria satisfeito se pudesse ser divulgado no site, principalmente porque tem tudo a ver com aqueles pais que têm filhos deficientes visuais. O que me motivou a escrever é que vi o chamado do programa sobre deficiência auditiva, e me veio como um raio na cabeça a experiência que vivi em sala de aula...
Assim que comecei a lecionar direito, a primeira turma que me deram foi na disciplina de direito internacional privado, área do direito o qual sou apaixonado e até hoje desempenho minhas funções como advogado e professor. Posterior ao começo das aulas no  2º semestre de 2008 e 1º semestre de 2009, conheci um aluno que era deficiente visual, do 10º período de direito, e percebia em sala de aula como ele lutava pelo seu lugar na sociedade.
Não pude deixar de em todas aulas me chamar a reflexão de como nós, seres humanos, muitas vezes, jogamos fora tantas oportunidades de sermos felizes. Nos deixamos levar por sentimentos pequenos e, muitas vezes, utilizamos nosso próprio corpo para ferir, magoar e até comprometer a integridade fisica de outros...
Eu observava com que obstinação a mãe de meu aluno, algumas vezes, assistia aula com ele para dizer em seu ouvido detalhes da explicação, para que ele em sua escrita de braile não esquecesse de nenhum detalhe da disciplina lecionada...
Recentemente, este meu aluno me ligou para dizer que foi aprovado na primeira fase da prova da OAB. Nossa, meus olhos encheram de lágrimas! Pois é, eu chorei de emoção por ele... Contudo, como ele é um aluno carente, se socorreu de mim porque não tinha doutrina para estudar para a segunda fase da prova. Na mesma hora, fui em minha estante e escolhi um livro para lhe doar, o que fiz com coração, acrescentando materiais diversos.
E ai pensei: eu, que posso enxergar, serei, na minha humilde contribuição, seu guia em sua aprovação, lhe contribuindo com doutrina. Ou seja, demonstro com isso que todos nós podemos ajudar aqueles que tem limitações impostas pelo nascimento ou adquiridas na vida. Depende de nós termos a  capacidade de estender a mão, emprestar a nossa visão, ou locomover alguém com nossas pernas, e o retorno a vida nos trará naturalmente.
Parabenizo a todos os pais que têm filhos com deficiência auditiva, e porque não visual, assim como qualquer outro tipo de deficiência, porque seus filhos são o caminho para seu aprimoramento e aperfeiçoamento como seres humanos...
Com muito carinho e amor deixo minhas pequenas e curtas palavras aos pais e familiares, enfim, para que todos se conscientizem de que ser melhor é ser e sentir o que seu próximo sente e ajudá-lo a entender e saber que é um vencedor..." (Laércio)

DICAS DE HOJE:

ÚLTIMOS DIAS PARA SE INSCREVER NO CONCURSO DE DESENHOS INFANTIS
A Fundação SOS Mata Atlântica recebe até o dia 30 de outubro (data da postagem) as inscrições para o seu 1º Concurso de Desenhos Infantis. Podem participar crianças de 7 a 14 anos usando a imaginação com o tema "Biodiversidade da Mata Atlântica Brasileira" utilizando materiais diversos como tinta, lápis de cor, hidrocor, aquarela, guache, grafite. Os dez melhores trabalhos serão premiados com kits de produtos da SOS Mata Atlântica contendo camiseta, pelúcia, caneca, entre outros. O primeiro colocado também ganhará uma maleta com materiais para colorir e desenhar. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por correio ou pessoalmente na sede da SOS Mata Atlântica, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com o envio do desenho em papel A4 e ficha de inscrição (disponível para impressão no site http://www.sosma.org.br/) devidamente preenchida. Escolas e outros grupos podem enviar diversas inscrições de diferentes participantes num único envelope, desde que cada desenho esteja grampeado com a respectiva ficha. Para mais informações entre em contato com a Fundação pelo e-mail info@sosma.org.br ou pelos telefones (11) 3055-7888 ou (11) 3055-7896 de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h. Regulamento no site http://www.sosma.org.br/.

SEMINÁRIO “Crianças e Internet: desafios e oportunidades na sociedade da informação”
Data: 16 de novembro de 2010, das 9h às 18h. Local: Palácio do Itamaraty, Auditório Wladimir Murtinho (subsolo), Brasília. Inscrições gratuitas, pelo e-mail dsi@itamaraty.gov.br (informe nome, telefone e instituição). Maiores informações: clique aqui .

Por hoje é isto gente. Obrigada pela audiência e carinho. Continuem votando no prêmio TOPBLOG! Até mais!!!


Um comentário:

Uma Mae das Arabias!!! disse...

Ola Meninas,

Sou a Barbrinha do blog "Uma Mãe das Arabias" ( http://www.umamaedasarabias.com ), nos encontramos no Cinematerna.

Foi um prazer conhece-las.

Beijos e fiquem com Deus

Barbrinha e Bebejinho