Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

quinta-feira, 29 de julho de 2010

DICAS DE LEITURA

A nossa primeira dica de hoje é o livro da nossa entrevistada Jackeline Bittencourt de Lima, que gravou um depoimento especialmente para o Papo de Mãe no programa "mãe a qualquer custo".

Maternidade e Antimaternidade Lúcida
A escolha é sua
Você sabia que a todo instante é necessário fazermos escolhas e, quando nos omitimos, alguém decide por nós, de alguma maneira? Por isso, qual a relação da MULHER com a maternidade? Por que não é dado o direito de escolha a mulher quanto ao papel em ser mãe? Existe uma cobrança implícita, no papel da mulher quanto à maternidade. Mas o que acontece então com as mulheres impossibilitadas de engravidar? Elas precisam realmente sentir-se incompletas?
A exigência do modelo a ser desempenhado pela mulher e pelo homem gera conflitos e fossiliza posturas e hábitos ditados pelo meio, religião e cultura. Esses papéis têm o poder de trazer um sentimento de menos-valia quando a mulher não pode gerar filhos. Ocorre à delimitação pelo meio social, impondo a perfeição, e, sem questionar, muitas vezes somos consumidas por verdades absolutas e fechadas. Buscar ser a mulher ideal, perfeita para ser admirada e valorizada é o que há de mais importante nesta vida?
Logo, se você considera a possibilidade deste livro ampliar o seu entendimento quanto à opção pela maternidade ou não, vá em frente.

Jackeline Bittencourt de Lima, nascida no Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1965, é formada em Ciências Contábeis e pós-graduada em Controladoria e Didática do Ensino Superior. A autora é empresária e consultora na área organizacional e voluntária da Conscienciologia desde 2001, ocupando atualmente a coordenação do CIEFFI - Conselho Internacional Econômico, Financeiro, Fiscal Interassistencial e do Comitê de Planejamento e Projeto da Unicin - União das Instituições Conscienciocentrica Internacional.
Conheça mais sobre o livro e a história da autora clicando aqui.
---

E a nossa segunda dica é o livro de autoria da jornalista Ana Paula Brasil e do pediatra Ricardo Lopes Pontes, cujo lançamento é neste próximo sábado, dia 31 de julho, às 15h, na livraria Cultura do Market Place em São Paulo.

Barriga redonda, barriga pontuda 
derrubando mitos, crendices e superstições sobre a gravidez
Com a consultoria de dr. Ricardo, a autora reuniu os mitos de gravidez mais difundidos para esclarecer o que é tido como apenas “crendice”. Mas não pense que tudo o que se fala é apenas fruto de imaginação fértil. Boa parte desse repertório da “sabedoria popular” é cientificamente comprovada: a segunda barriga geralmente é mesmo maior, isso devido ao útero que se torna menos rígido por conta da primeira gravidez; grávidas não devem tomar banho de banheira muito quente, para não elevar a temperatura do corpo e a pressão sanguínea. Como se vê, nem tudo é superstição. Mas por outro lado, alguns mitos caem: a mulher grávida pode fazer as unhas tranquilamente sem correr o risco de prejudicar a gestação; e não há problema em dar banho no bebê à noite, nem amamentar gripada.
Ilustrado por Jana Magalhães, o livro ainda traz o prefácio da jornalista Fátima Bernardes, que teve sua gestação de trigêmeos — hoje com 12 anos — acompanhada por milhões de brasileiros. “Quando li o Barriga redonda, barriga pontuda percebi que a gravidez de trigêmeos fez com que eu não ouvisse muitas observações sobre a relação entre a aparência da barriga e o sexo do bebê. Mas sobre a gravidez, a amamentação, os cuidados com o recém-nascido, está tudo aqui no livro”, comenta Fátima, cujos filhos são pacientes de dr. Ricardo Lopes Pontes.

No lançamento, além da mesa de autógrafos, haverá um debate sobre a participação dos homens na gravidez e nos primeiros cuidados com o bebê, com as presenças do Dr. Ricardo Lopes Pontes, do psicanalista Francisco Daudt e do jornalista Pedro Bial
Para saber mais sobre o livro acessem nosso post anterior clicando aqui.
Por hoje é isto, mas amanhã tem mais novidade aqui no blog!!! Até +!!!

Um comentário:

Festas Aline disse...

Olá! Trabalho com decorações infantis! Acesse meu blog http://www.kinderfestas.blogspot.com/e veja fotos!

Abraço

Aline