Aos domingos, 15h30
Reprise aos sábados, 11 horas
Na TV Brasil

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Prevenção de acidentes nas férias

Oi, gente!
O Papo de Mãe reapresentou hoje o programa sobre prevenção de acidentes. Confiram agora algumas dicas de como aproveitar as férias com segurança.

Prevenção nas férias: dicas para se divertir com a criançada evitando acidentes


As férias escolares chegaram e com elas as viagens, os passeios e mais tempo livre para as brincadeiras. Época de muita diversão, mas também de muita atenção para evitar acidentes.
Os acidentes na infância representam a principal causa de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos no Brasil. Em 2007, segundo o Ministério da Saúde, foram registradas no País mais de cinco mil mortes e 137 mil hospitalizações de crianças com até 14 anos, vítimas de acidentes de trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações e outros.
Sem a rotina da escola, as crianças podem ter mais tempo para aproveitar o parquinho do bairro ou as áreas de lazer dos prédios. Neste momento, alguns cuidados são essenciais, principalmente se a criança frequenta ambientes com fluxo de automóveis. Os atropelamentos representam a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos entre os acidentes de trânsito. A brincadeira no parquinho deve ser supervisionada e as áreas dos condomínios próximas à garagens, evitadas.
Outro perigo, a queda, também é muito comum nos playgrounds. Este tipo de acidente representa a principal causa de hospitalização de crianças de 1 a 14 anos. Em 2007, o Ministério da Saúde registrou 73.455 internações de crianças com até 14 anos. Para evitá-las, supervisione a brincadeira da criança e verifique se os equipamentos estão enferrujados, quebrados ou contêm superfícies perigosas. Cuidado também para as brincadeiras com pipas: só em locais abertos e longe dos fios de alta tensão.
A segurança dos pequenos também é prioridade na hora de pegar estrada! Durante qualquer trajeto de automóvel (rodovias ou vias urbanas), a criança deve sempre estar no banco de trás e é essencial o uso do dispositivo de retenção mais adequado – as cadeirinhas - de acordo com a altura, o peso e a faixa etária dela. Consulte o Guia da Cadeirinha.
Praias e piscinas são os locais mais procurados no verão, e o afogamento é uma das principais causas de acidentes com crianças - ficando atrás apenas dos acidentes de trânsito. Apenas no ano de 2007, segundo dados do Ministério da Saúde, 1.382 crianças morreram vítimas de afogamento. Para evitar este tipo de acidente, recomenda-se o uso de colete salva-vidas e supervisão total enquanto as crianças estiverem na água ou próximas a ela.
Período de férias também significa mais tempo dentro de casa. Dessa forma, as crianças podem estar mais expostas aos riscos de acidentes no ambiente doméstico, caso das quedas, queimaduras, intoxicações e sufocações, e por este motivo necessitam de supervisão constante dos adultos.
OBS: Para ver as demais postagens do blog a respeito do assunto clique aqui.
Conheça também o trabalho da associação Férias Vivas.
---
ATENÇÃO, PESSOAL!!!
Em breve entraremos no estúdio para gravar mais 3 programas. Os assuntos são os seguintes:
* Animais de estimação
* Filhos Prematuros
* Crianças desaparecidas
Se você quiser participar, tiver um relato interessante para contar ou perguntas para fazer aos nossos especialistas, escreva para [email protected] ou nos comentários abaixo. Participem!!!
Beijos,
Equipe Papo de Mãe

Nenhum comentário: